Projetos de Extensão

Divulgado o resultado preliminar da seleção de propostas de projetos e atividades de extensão

- Resultado preliminar

O Campus Avançado Três Corações divulga nesta segunda-feira, 08 de maio, o resultado preliminar da seleção de propostas de projetos e atividade de extensão. Os recursos poderão ser encaminhados entre os dias 09 e 10 de maio para o e-mail: depe.trescoracoes@ifsuldeminas.edu.br

Publicado em: 08/05/2017

_________________________________________________________________________________________

Inscrições abertas para submissão de propostas de projetos e atividades de extensão

- Edital Nº 10/2017

- Retificação

Com objetivo de fomentar e apoiar atividades de extensão, contribuindo para o desenvolvimento regional integrado e/ou científico, em qualquer área de conhecimento e temas diversos inter-relacionados, o Campus Avançado Três Corações, por meio da Câmara de Pesquisa e Extensão/Grupo de Estudos Avançado em Pesquisa e Extensão (GEAPE) divulga o Edital Nº 10/2017.

Inscrições

As propostas deverão ser cadastradas no Sistema de Gestão de Projetos de Pesquisa e Gestão (GPPEX) disponível no link , a partir desta terça-feira, 11 de abril até o dia 27 de abril. O coordenador deve anexar: projeto completo (anexo I e o PPC), no caso de curso FIC (anexo III);  cronograma orçamentário; termo de aceitação de parceiros envolvidos e atestado do GEAPE. Os proponentes não podem ter pendência de nenhuma natureza em atividades de pesquisa e extensão, junto ao campus.

Proponente e equipe

Poderão apresentar propostas, na condição de coordenadores, os servidores do quadro efetivo do campus ou servidores temporários. No caso, os servidores temporários somente poderão apresentar propostas e acompanhar o desenvolvimento dos projetos, enquanto estiverem vigentes o seus contratos de trabalho. A equipe executora poderá ser composta por servidores efetivos, temporários, visitantes, substitutos, técnicos, estudantes e colaboradores externos. Todos os membros da equipe e instrutores deverão ter o currículo lattes atualizado. O proponente/coordenador será responsável pelo cadastro da proposta, pelos registros das ações, elaboração de relatórios parcial/final no Sistema de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa e Extensão (GPPEX), além de responsável pelo contato com o setor de Compras e Licitação, lançamentos nos Sistemas de Compras, zelar pela qualidade técnica das atividades e selecionar os bolsistas.

Seleção dos bolsistas

A bolsa de extensão é destinada aos estudantes regularmente matriculados em qualquer curso do IFSULDEMINAS. Após a proposta ser aprovada nesse edital, todos os bolsistas internos (alunos do IFSULDEMINAS) deverão ser selecionados, obrigatoriamente, por edital aberto a toda comunidade acadêmica sob responsabilidade do coordenador do projeto. Para se candidatar à bolsa dos projetos contemplados nesse edital o  aluno deverá apresentar, obrigatoriamente, declaração do GEAPE de seu campus atestando que, nos últimos 12 meses não desistiu, sem justificativa, de bolsa de outro projeto.

Bolsas

As bolsas autorizadas poderão ser, única e exclusivamente, as seguintes:

- Extensionista - para profissionais externos: bolsa no valor mensal de R$ 600,00  referente a uma carga horária máxima de 08 horas semanais. A carga horária semanal poderá ser reduzida, respeitando-se nesse caso, o valor da bolsa proporcional às horas dedicadas ao projeto.

- Estudantes de graduação e técnico (somente para alunos do IFSULDEMINAS): bolsa no valor mensal de R$ 200,00, referente a uma carga horária de 10 horas semanais.

As bolsas ofertadas aos alunos pretendem despertar a criatividade discente por meio da relação deles com a cultura e esporte, incentivando o desenvolvimento de suas competências mediante participação em projetos de cunho cultural, artístico, esportivo e de preservação do patrimônio.

Recursos

Os recursos financeiros disponíveis são de R$ 18.400,00, divididos em três eixos: projetos, eventos e cursos de formação inicial e continuada (extensão). Para projetos de extensão: limite de fomento de R$ 6.000,00; para eventos de extensão: limite de fomento de R$ 6.000,00 e cursos de Formação Inicial e Continuada: limite de fomento de R$ 6.400,00.

Propostas

A proposta deve estar claramente caracterizada como atividade de extensão, isto é, deve envolver a comunidade externa ao Campus Avançado Três Corações, podendo incluir os arranjos produtivos, demandas da comunidade e metodologias participativas. Deverão se enquadrar em uma das linhas de atuação: Eventos extensionistas (feiras, jornadas, simpósios, encontros e outros eventos técnicos e científicos); Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e projetos de Extensão.

Processo de seleção

As propostas serão analisadas em três etapas: Enquadramento: as propostas submetidas no GPPEX serão analisadas pelo GEAPE do IFSULDEMINAS para verificar se atendem aos termos do presente Edital; Mérito: cada proposta enquadrada será analisada pelo GEAPE quanto ao potencial de extensão, mérito técnico, relevância, orçamento, estruturação e adequação metodológica, sendo classificada por ordem de prioridade. As propostas que obtiverem pelo menos 60% da pontuação máxima serão classificadas. Homologação: os resultados de todas as propostas serão divulgados no site do Campus Avançado Três Corações: http://ifsuldeminas.edu.br/trescoracoes

Alguns dos critérios de julgamento das propostas apresentadas para obtenção de apoio são: relevância social; fundamentação bibliográfica; nível de impacto do projeto de extensão na comunidade local e atendimento às populações em situação de risco; viabilidade técnica; justificativa em consonância com a missão do IFSULDEMINAS;
metodologia adequada aos objetivos; entre outros.

Abertura do edital 11/04/2017
Submissão das propostas  11/04/2017 à 27/04/2017