Dia da Cultura

Dia da Cultura agita estudantes do Campus Avançado Três Corações

O dia 10 de maio foi marcado pela celebração da arte e cultura em todo o IFSULDEMINAS. Em Três Corações, durante a tarde da quarta-feira, os alunos dos cursos técnicos integrados puderam se expressar por meio da música e poesia. O evento começou com o coral do 2° ano do curso Técnico Integrado em Administração, coordenados pela professora Emanuela Silva. Em seguida, os estudantes do projeto Musique-se, coordenados e acompanhados pelos professores Márcia Lisboa e Fabio Dalpra, apresentaram várias canções da MPB e clássicos do rock internacional. O palco livre foi então aberto e alguns alunos declamaram poemas de poetas brasileiros ou de sua própria autoria. Outros cantaram e tocaram diversos gêneros musicais, embalados também pela plateia.

À noite foi a vez de experimentar uma mostra de curtas-metragens. O jornalista Paulo Morais, da Viraminas Associação Cultural e membro do Museu da oralidade, exibiu curtas dirigidos por ele, como o “Filhos separados”, documentário que traz depoimentos das várias gerações de hansenianos e filhos, inclusive da colônia de Três Corações, abordando a época da separação obrigatória. Após a mostra, houve debate com a plateia. A professora Aline Arruda, coordenadora de cultura e arte do campus, afirmou que o evento foi mais uma chance para a integração da comunidade interna e externa ao campus e ressaltou a importância da cultura e da arte para o cotidiano escolar.

Texto:  Aline Arruda - Professora de Língua Portuguesa e Literatura do Campus Avançado Três Corações.
22/05/2017