Inscrições abertas

Prorrogadas as inscrições para envio de trabalhos para a 1ª Feira de Ciências e Conhecimento

- Retificação

O Campus Avançado Três Corações divulga nesta quinta-feira, 31 de agosto, que foram prorrogadas as inscrições para envio de trabalhos para a 1ª Feira de Ciências e Conhecimento. De acordo com a nova data, os interessados podem encaminhar suas propostas até o dia 15 de setembro.

Publicado em: 31/08/2017

___________________________________________________________________________________

Inscrições abertas para participar da 1º Feira de Ciências e Conhecimento do Campus Avançado Três Corações

Edital 30/2017

Inscreva-se!

O Campus Avançado Três Corações divulga o Edital 30/2017 com o objetivo de selecionar propostas para apresentação na 1º Feira de Ciências e Conhecimento. Trata-se de um evento aberto à visitação das escolas de educação básica, públicas e particulares de Três Corações, com apresentação e participação em projetos científicos dos alunos. Além de representar o resgate da autoestima dos estudantes, o evento visa incentivá-los na busca de conhecimento que lhes deem embasamento científico para a apresentação de suas atividades.

Inscrições

Podem participar alunos do Campus Avançado Três Corações e do Campus Avançado Carmo de Minas com a orientação de um servidor do respectivo campus. As inscrições deverão ser feitas até o dia 31 de agosto com a submissão prévia das propostas de trabalho por meio do endereço eletrônico: https://goo.gl/forms/uOKlaGoehkQZxKxf2.

Categorias de trabalho

A seguir são apresentadas três categorias básicas de trabalhos típicos de feiras de ciência, como sugestões temáticas. O participante deverá escolher uma destas categorias para qualificar e submeter sua proposta.

• Trabalhos de Montagem

Os trabalhos de montagem compreendem produção de objetos, tais como maquetes, dispositivos mecânicos e elétricos, acompanhados de descrição do seu princípio de funcionamento ou de temática que o apresentador deseja explorar a partir deste artefato.

• Trabalhos informativos

Trata-se de apresentações com objetivo de divulgar conhecimentos julgados importantes para comunidade. Nesta categoria encontram-se dois tipos de trabalhos: o primeiro com intenção de alertar e prevenir, como poluição ambiental, DST, câncer de mama, etc; o segundo com a finalidade de divulgação e demonstração de conhecimentos adquiridos na escola, como destilação da cana-de-açúcar ou processos de obtenção de energia, etc.

• Trabalhos Investigatórios

São denominados de projetos de investigação. Eles abordam inúmeros assuntos em qualquer área do conhecimento humano. Uma subdivisão dos trabalhos exploratórios possibilitou reconhecer e listar os seguintes temas específicos (ênfases):

• Ênfase em saúde pública;

• Ênfase em educação ambiental;

• Ênfase em interesse comunitário;

• Ênfase no saber popular;

• Ênfase em pesquisa de opinião;

• Ênfase na investigação descritiva e ou classificatória;

• Ênfase em investigação do cotidiano;

• Ênfase tecnicista;

• Ênfase em funcionamento do corpo humano.

Resumo e apresentação

Deve ser elaborado um resumo com a descrição breve do que será apresentado, contendo de 800 a 1200 caracteres.

O resumo deve conter ainda: título do trabalho; objetivo; desenvolvimento; resultados e conclusão. O texto deverá ser escrito em Times New Roman, 12pt, com espaçamento simples entre linhas.

O item 5 do edital especifica como devem ser feitas as apresentações dos trabalhos.

Materiais e recursos

Para planejar o que será utilizado na apresentação dos trabalhos, é preciso observar o que é oferecido pelo Campus Avançado Três Corações. Alguns recursos básicos serão disponibilizados pela organização do evento para os participantes. Para cada proposta, serão disponibilizados: um banner; um estande de dimensões 2 metros x 2,5 metros X 2,5m de altura; e ponto de energia para 110 V.

Premiação e certificado

Serão emitidos certificados para todas as equipes participantes.

Os três melhores trabalhos selecionados receberão certificado de premiação.

Inscrições de trabalhos

até 31 de agosto

Divulgação da programação do evento

Abertura do evento- palestra de abertura