Projeto

Campus Avançado Três Corações desenvolve projeto Cartas: Escrita e subjetividade

Na última quinta-feira, 17 de agosto, foi realizado o fechamento do projeto Cartas: Escrita e subjetividade.Idealizado pela professora de Língua Portuguesa, Emanuela Francisca Ferreira Silva, a proposta teve com objetivo trabalhar de maneira dinâmica a escrita e a subjetividade dos alunos dos cursos Técnicos Integrados em Mecânica e Informática tendo como objeto de pesquisa o livro “Tudo o que eu queria te dizer” de Martha Medeiros (2007).

Sobre o projeto

Primeiramente, foram escritas cartas subjetivas, respondendo às cartas da obra de Medeiros. Após essa etapa, os estudantes foram convidados a escrever cartas para os colegas do CEFET – Varginha com objetivo de fazer um intercâmbio entre as instituições. Os alunos do curso Técnico de Informática enviaram cartas para os estudantes do curso de Mecatrônica do CEFET-Varginha. Já os alunos do curso Técnico em Mecânica escreveram cartas para os alunos do curso de Informática do CEFET-Varginha.

E, para finalizar os estudantes do Campus Avançado Três Corações foram convidados a conhecer o CEFET-Varginha e seus interlocutores. Eles passaram uma manhã e uma tarde com aulas interativas de Língua Portuguesa em que facetas artísticas se hibridizaram ao conteúdo. Entre as atividades houve um teatro em que se apresentou cartas famosas escritas ao longo da história e uma sessão de cinema comentado promovida pelo CINECEFET.

De acordo com a professora Emanuela, “foi uma escrita prazerosa e construtiva em que os alunos puderam conhecer a realidade de colegas de cursos distintos em instituições diferentes. O que oportunizou um aprendizado pessoal e cognitivo. Foi um projeto que agregou valores subjetivos e morais ao ensino de língua portuguesa que só vem a somar e multiplicar conhecimento.” O projeto acontecerá concomitantemente em todas as séries dos cursos de Eletrotécnica e Informática do Integrado.

Texto: Emanuela Francisca Ferreira Silva
25/08/2017