Liga de Xadrez

Campus Avançado Três Corações recebe etapa da Liga Brasileira de Xadrez/2017

- Resultado Blitz

- Resultado rápido

O Campus Avançado Três Corações recebeu no dia 30 de setembro, a 2ª etapa da Copa Garden LBX Sul de Minas. Trata-se de um evento de xadrez, realizado em cinco etapas e final, nas categorias blitz e rápido.Participaram 123 enxadristas da região sul de minas, subdivididos nas categorias Sub-09, Sub-11, Sub-14, Sub-17, Livre e Master, no feminino e masculino.

O evento foi organizado pela Liga Brasileira de Xadrez (LBX), por meio de seu coordenador geral no estado de Minas Gerais, Beto Meirelles e pelo comitê organizador local, o professor do campus, Sebastião Mauro Filho e o professor da rede municipal de Três Corações, Anderson Herculano de Souza.

A etapa contou representantes de várias cidades da região Sul de Minas e com alto nível dos competidores. As participações da vice-campeão dos JEMG-2017, Larissa de Oliveira Campos e vice-campeão mineiro 2016, Bruce Vicente Ramos, engrandeceram o evento. Larissa se manteve invicta na competição. Das cinco partidas no blitz, ganhou todas, sendo assim, campeã dessa modalidade e, ganhou 4 e empatou uma no rápido ficando em segundo lugar.

As cidades representadas foram: Alfenas, Cambuquira, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Cruzília, Divisa Nova, Itajubá, Itamonte, Itanhandu, Itaú de Minas, Machado, Monsenhor Paulo, Pouso Alegre, São Bento Abade, São Lourenço, Três Corações e Varginha. A cidade-sede, Três Corações foi representada por enxadristas do Instituto Federal e das escolas públicas da cidade. A próxima etapa da Copas será realizada no dia 28 de outubro, em Caxambu.

Premiação

Os alunos premiados do Campus Avançado Três foram: Lívia Beatriz Reversi Cordeiro, quarta colocada no rápido sub-17; Wenderson Maurício Miranda Teixeira, terceiro lugar no blitz e quarto colocado no rápido sub-17 e, Guilherme Vinícius Marques, em quinto no rápido sub-17. Além dos alunos do Instituto, muitos outros das escolas de Três Corações foram premiados, com destaque para a aluna Isabelly Cristina Santos Paixão, campeã sub-9 no blitz e campeã invicta no rápido sub-9. A cidade foi a cidade que teve o melhor desempenho e por isso levou o prêmio de primeiro lugar entre as cidades.

O professor Sebastião Mauro Filho, um dos organizadores, afirma que o Campus Avançado Três Corações, juntamente, com a Prefeitura do município, selaram mais uma vez uma boa parceria. “Ambas instituições, tem apoiado a prática do xadrez nos ambientes escolares da cidade com os projetos IF-Xadrez, coordenado por mim e o Xadrez Escolar, coordenado pelo prof. Anderson Herculano de Souza. Acredito que, se tais projetos forem bem trabalhados poderão vir a ser uma grande ferramenta de auxílio no processo de ensino. Há muitos estudos que reforçam a tese de que o xadrez contribui significativamente para com o desenvolvimento cognitivo. No jogo, os adversários colocam suas mentes para se confrontarem e, aquele que desenvolver na partida as melhores estratégias e táticas sairá vencedor. Portanto um ambiente propício ao estímulo do raciocínio lógico e a criatividade dos praticantes”.

Sebastião ainda destacou que, “a equipe organizadora agradece o apoio recebido do diretor-geral do Campus Avançado Três Corações, Francisco Vitor de Paula. A Secretária Municipal de Educação de Três Corações, Lisa Paula Andrade Vilela de Oliveira. Além dos servidores do campus e da prefeitura, que muito colaboraram para que o evento ocorresse e alcançasse seus objetivos.”

Texto: Professor: Sebastião Mauro Filho
Fotos: Professor: Beto Meirelles