Rota do Café Especial

Alunos do curso Técnico em Administração subsequente visitam a fazenda centenária Sertão

No dia 17 de outubro, os estudantes do curso Técnico em Administração subsequente do Campus Avançado Três Corações participaram da Rota do Café Especial, uma visita monitorada à Fazenda Sertão, produtora de cafés especiais, em Carmo de Minas (MG). A visita técnica foi organizada pela professora, Márcia Aparecida de Paiva Silva, que acompanhou os estudantes juntamente com as professoras Aline Pereira Sales Morel e Leiziane Neves de Ázara.

O objetivo principal da atividade foi o conhecimento e a identificação das peculiaridades da cadeia produtiva do café, considerando a atividade dentro da porteira e a comercialização do café especial, que é um diferencial da região do sul de Minas Gerais. Assim, a visita monitorada à fazenda centenária, que é reconhecida por produzir o “melhor café do mundo”, proporcionou aos estudantes o entendimento da gestão da cadeia produtiva de cafés especiais, desde o “pé até a xícara”, e foi uma parceria do Campus Avançado Três Corações com a equipe da Rota do Café Especial.

O roteiro foi composto por esclarecimentos acerca da história do café no Brasil e no mundo: mitos e fatos; passeio por plantações de café, conhecendo as especificidades da planta, do manejo, das etapas do ciclo produtivo e da colheita; a diferenciação entre cafés especiais e cafés tradicionais, com dinâmicas e explicações práticas que permitiram o desenvolvimento de habilidades para a percepção e a apreciação de cafés especiais; além de dicas para se preparar um café de qualidade em casa.

Texto: Professora Márcia Paiva
23/10/2017