História

O Campus Avançado Três Corações, inicialmente vinculado ao Campus de Pouso Alegre, fazia parte de um Projeto de Extensão denominado “Polo Circuito das Águas” que também atendia aos municípios de Cambuquira, Caxambu, Itanhandu, São Lourenço e Carmo de Minas. No ano de 2012, em Três Corações, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais oferecia os seguintes cursos técnicos, na modalidade presencial: Mecânica, Logística e Enfermagem. A partir de 2013 passou a ofertar também os cursos técnicos em Informática e Segurança do Trabalho.

A oferta dos cursos técnicos dentro dos eixos tecnológicos “controle e processos industriais”, “gestão e negócios”, “informação e comunicação” e “segurança”, mostrou-se oportuna e significativa para possibilitar a atuação junto aos segmentos industriais, comerciais e de serviços. Outro eixo tecnológico que veio atender as solicitações da comunidade Tricordiana foi o eixo “Ambiente e Saúde” que responde às exigências geradas pelo perfil demográfico, epidemiológico e sanitário da região.

A adesão aos cursos do IFSULDEMINAS nos municípios do Circuito das Águas foi comprovada pela alta concorrência que apresentou o vestibular, com média de 6 candidatos/vaga. Tais números comprovam a demanda da região pela oferta de um ensino público, gratuito e de qualidade.

Grande parte deste sucesso se deu a partir do apoio irrestrito da prefeitura municipal, através de suas secretarias, principalmente de Educação e Desenvolvimento Econômico, pois, para tornar realidade à implantação dos cursos no município, foi celebrado, entre o IFSULDEMINAS e o município de Três Corações, um Termo de Cooperação Técnica. Além de parcerias com a prefeitura, o Campus Avançado Três Corações contou com importantes parcerias empresariais que, entre outros aspectos, possibilitaram ofertas de estágio aos estudantes.

No ano de 2013, o MEC/SETEC adquiriu, através do IFSULDEMINAS, parte das instalações que pertenciam à Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR). Ressalta-se que, apesar da expressiva população, o município não possui muitas opções de escolas/instituições que ofereçam formação de nível técnico profissionalizante.

Atualmente, a sede do IFSULDEMIMINAS - Avançado Três Corações é equipada com laboratórios de Informática, Enfermagem e Mecânica, sendo este último equipado por máquinas cedidas empresa multinacional TRW.

Além de melhorias na infraestrutura, como a constituição da biblioteca, o Campus Avançado Três Corações promove a acessibilidade através da adequação de sua infraestrutura física e curricular, como a inclusão da disciplina de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e a implementação de conteúdos, em suas matrizes curriculares, que abordem políticas inclusivas.
Ressalta-se que a Portaria Nº505 de 10 de junho de 2014, altera a Portaria nº 331 que dispõe sobre os campi que integram a estrutura organizacional dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e passa a considerar como integrante do IFSULDEMINAS o Campus Avançado Três Corações.

Endereço:

Rua Coronel Edgar Cavalcanti de Albuquerque, nº 61.

Bairro Chácara das Rosas

CEP 37.410-000 - Três Corações/MG